Palmas

Presidente da Câmara denuncia Cinthia Ribeiro ao MPTO e cobra retorno de 378 servidores

Janad Valcari quer investigação para apurar crimes de corrupção ativa e tráfico de influência.

Por Redação 1.210
Comentários (0)

08/07/2022 17h59 - Atualizado há 1 ano
Janad Valcari (esq.) e Cinthia Ribeiro

A presidente da Câmara Municipal de Palmas, Janad Valcari, divulgou que denunciou a prefeita Cinthia Ribeiro ao Ministério Público do Tocantins (MPTO) em razão de a gestora ter dispensado 378 servidores após a eleição da mesa diretora da Casa de Leis ocorrida no dia 30 de junho.

As demissões teriam sido motivadas por retaliação aos parlamentares que não votaram no vereador Folha Filho para presidente da Câmara, como a prefeita queria. Ele comandará a Casa durante o biênio 2023-2024.

Na denúncia, Janad pede que seja aberta investigação para apurar os crimes de corrupção ativa e tráfico de influência praticados por Cinthia Ribeiro e pelo secretário da Casa Civil, Edmilson Vieira das Virgens, além do retorno imediato dos 378 servidores às suas respectivas funções.

O documento ainda sustenta que a representação se faz necessária por se constatar claramente que as exonerações têm ligação direta com a eleição da Câmara, comprovando a interferência da chefe do Poder Executivo.

As 378 exonerações foram publicadas no Diário Oficial n° 3.011, em 1° de julho de 2022, um dia após a eleição da Câmara, ganhou repercussão nos meios de comunicação e foi bastante criticada por meio das redes sociais.

Em resposta a internautas que questionaram as demissões em massa, conforme Janad Valcari, Cinthia respondeu que ‘estudassem para um concurso’. “Porém, a gestora esqueceu, ou não quis citar, que suas gestões nunca abriram uma vaga no município”, disparou a presidente da Câmara Municipal.  

Em contrapartida, Janad Valcari ressaltou que é autora de diversos requerimentos solicitando concurso público para o quadro geral, saúde, educação, guarda metropolitana e para a área de meio ambiente. “Todos foram ignorados pela gestora”, finalizou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.