Economia

Mercado de trabalho cresce no Tocantins e busca por profissionais mais experientes aumenta

Estado tem mostrado fôlego para sair da crise.

Por Redação 688
Comentários (0)

27/10/2020 16h33 - Atualizado há 3 anos
Homem segurando carteira de trabalho

O ano de 2020 foi de altos e baixos no mercado de trabalho no Tocantins. Após um começo tímido e com poucas novas oportunidades, os meses de junho e julho registraram um crescimento de quase 3 mil novos postos. Os setores da construção civil e do comércio se destacaram neste aumento. Porém, a busca por profissionais não tem sido fácil, já que a exigência para estes mercados não é baixa, seja quanto à educação formal do trabalhador ou até mesmo em relação à experiência para lidar com a rotina diária.

Até o final de agosto deste ano, segundo informações de uma reportagem feita pelo portal G1, estão a ser criadas em média cerca de 250 oportunidades novas diariamente no Tocantins. Um número que surpreende, pois a lentidão dos primeiros meses foi compensada por um bom final de semestre. O crescimento, se comparado com 2019, foi de apenas 1%, mas o suficiente para olhar de forma otimista para o mercado. A expectativa é de que até o final deste ano o número de oportunidades cresça ainda mais e continue a subir em 2021.

Algumas notícias mostram que o otimismo com o mercado de trabalho no Tocantins não é algo inesperado. No mês de outubro, como mostramos recentemente em reportagem exclusiva, o estado liberou o início do Projeto Manduca, que tem como objetivo realizar a produção de ouro em área a 15 quilômetros do município de Porto Nacional. O investimento de US$ 3 milhões da Monte Sinai Mineração deve gerar cerca de 400 vagas de empregos diretos e indiretos.

Outro anúncio que chamou a atenção nos últimos meses foi o do Lago Center Shopping, que será construído em 2021 na cidade de Araguaína. Segundo informações oficiais do projeto, o estabelecimento comercial deve contar com 140 lojas e gerar milhares de empregos. Os números oficiais devem sair no próximo ano, com a construção em curso, já que o novo shopping deve valorizar as redondezas da Via Lago.

Perfil dos profissionais

Com o aumento da oferta de trabalho, as empresas começam a aprimorar a busca pelos profissionais mais capacitados. Apesar de parecer simples, como ter escolaridade e experiência, a verdade é que a busca tem sido por profissionais com perfis dos mais variados e com aptidões que nem sempre são trabalhadas na faculdade. Segundo um artigo do portal Vagas, por exemplo, ter a capacidade de adaptação é uma exigência comum dos novos empregos.

Um dos desafios é conseguir formas de aprimorar ou desenvolver algumas dessas características que podem ser exigidas nos postos de emprego. No caso da capacidade de adaptação, o portal Perestroika oferece cursos e workshops que podem ajudar no desenvolvimento deste quesito, principalmente com o curso FAZ, sobre empreendedorismo. Porém, se a ideia é aprender de uma forma diferente desse tipo de oficina, os jogos on-line podem ser uma alternativa original e cativante. O blackjack, por exemplo, é um jogo de cartas que exige pensamento estratégico e tomada de decisão rápida, duas características bastante exigidas pelo mercado de trabalho. O site de blackjack on-line da Betway Cassino, que explica as regras da modalidade, comenta que há diferentes estilos disponíveis desse jogo, o que demonstra que praticar blackjack também pode ser um treino de flexibilidade, visto que cada variante tem suas especificidades.

Por último, não podemos deixar de citar os jogos para celular, como o Happify e o Lumosity, que aparecem na lista do site Meu Positivo. Eles, assim como vários outros, costumam ser uma ferramenta de fácil acesso para trabalhar a memória e, principalmente, o raciocínio lógico.

Os profissionais interessados na área de tecnologia da informação são alguns dos mais beneficiados pelas alternativas fora do método tradicional de ensino. Um bom exemplo disso é o portal Khan Academy, que ensina qualquer pessoa leiga o básico sobre programação e codificação. Esses dois conhecimentos são mais do que úteis para o mercado de trabalho, seja em uma carreira totalmente voltada para TI ou até mesmo para outros setores.

Melhores áreas do Tocantins

A pergunta que fica para os moradores do Tocantins é qual é a melhor área para buscar emprego no Estado. Segundo os números mais atuais, a construção civil e o comércio, conforme comentado anteriormente, são os dois setores que mais conseguiram crescer na região. No meio deste ano, foram mais de mil vagas apenas para os profissionais dessas áreas: cerca de 600 para a área de construção e 400 para o ramo de comércio. Entretanto, outros setores também merecem destaque, principalmente com as notícias mais atuais.

Após o incentivo fiscal realizado pelo estado, algumas empresas do Tocantins anunciaram um investimento na casa dos R$ 13 milhões. Isso significa cada vez mais empregos para diversos setores, incluindo os de transporte, de carregamento, os relacionados à parte elétrica, entre outros. A ideia é fazer o estado crescer conforme a estrutura das cidades vá permitindo, independentemente de estarmos falando de Palmas, Araguaína ou qualquer uma das outras localidades.

O Estado do Tocantins tem mostrado fôlego para sair da crise financeira que abala o Brasil. As ações, os números e o crescimento de oportunidades são sinais de que 2021 pode ser um ano marcado pelo aumento na economia. Consequentemente, isso significa cada vez mais oportunidade no mercado de trabalho e mais pessoas empregadas, independentemente do perfil. Ações que vão levar não apenas o Tocantins rumo ao crescimento, mas todo o país.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.