Cultura

Professor Regis Carvalho cita construção do prédio do Museu de Araguaína e destaca avanços

Ele integra o Conselho Consultivo de Patrimônio Museológico do IBRAM.

Por Redação 514
Comentários (0)

26/12/2023 10h21 - Atualizado há 4 meses
'Régis é um lutador da cultura'

O professor Regis Carvalho, presidente da Associação Amigos do Museu de Araguaína (AAMAR), vem ganhando notoriedade pela sua significativa contribuição ao cenário cultural da cidade e em todo o norte do Estado. Seu comprometimento com a preservação do patrimônio e a promoção da cultura tem sido evidente em diversas realizações que marcam seu percurso neste ano.

Recentemente, a AAMAR, sob sua liderança, conquistou a certificação como Ponto de Memória nacional, um marco importante para a preservação da história, memórias e da identidade de Araguaína. Além disso, Carvalho foi o responsável pela coordenação do I Fórum Museu de Araguaína, um evento de destaque que mobilizou debates cruciais sobre a implantação de um museu na região, consolidando-se como um dos maiores encontros culturais do município.

O reconhecimento de seu trabalho não se limita ao âmbito local. Sua nomeação para o Conselho Consultivo de Patrimônio Museológico do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) é um testemunho da sua expertise e engajamento no cenário nacional da preservação cultural.

Em um feito memorável, o professor Regis Carvalho foi um dos 10 premiados do estado pelo Mérito Cultural do Tocantins, pela Lei Paulo Gustavo, honraria concedida a personalidades que se destacaram na promoção e preservação da cultura.

"É uma grande honra receber este reconhecimento, mas o mérito é de toda a equipe e parceiros que trabalham incansavelmente pela preservação e promoção da cultura em nossa cidade. Acredito no poder transformador da educação e cultura, e continuarei empenhado nessa missão", declarou o professor em agradecimento ao prêmio.

"Régis é um lutador da cultura. Conheci-o enquanto cumpria uma jornada em Brasília, em prol da criação de um museu para Araguaína. Unindo cultura e educação, em um trabalho que é feito cotidianamente junto ao povo que é público alvo do futuro museu, Régis é liderança em um movimento que é coletivo. Integra agora o Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico e será um importante aliado para a construção de um sistema de museus, parceiro do Ibram, no Tocantins”, disse a presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Fernanda Castro.

“A sintonia e sensibilidade do professor Régis pela cultura e pelas artes são incríveis. Acredito que Araguaína tem sua grande oportunidade de realizar seu grande sonho, que é ter um palco do seu patrimônio e das suas artes. Vamos juntos na luta pela implantação do Museu de Araguaína”, afirmou o artista plástico Iguatemy Lopes.

O professor Regis Carvalho deixa sua marca no campo da gestão e produção cultural, mostrando-se um protagonista fundamental na preservação do patrimônio e no fomento da cultura em Araguaína.

“Tivemos muitos avanços em 2023, mas em 2024 queremos avançar ainda mais. Realizaremos o II Fórum Museu de Araguaína nos dias 07, 08 e 09 de novembro, daremos início à construção do prédio que abrigará o tão sonhado museu e realizaremos mais de 10 projetos culturais e de pesquisas que serão fomentados pela capitação de quase 1 milhão de reais pelas leis de incentivos vigentes no país hoje”, frisou Régis Carvalho.

Professor Regis Carvalho (centro)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.