Exemplo

Professor supera deficiência e cursa dois mestrados ao mesmo tempo: 'temos que acreditar', diz

O professor de 43 anos foi um dos participantes da caminhada pelo protagonismo dos deficientes.

Por Redação 2.044
Comentários (0)

21/08/2019 15h42 - Atualizado há 4 anos
Professor José Cleuders

Cerca de duas mil pessoas participaram de uma caminhada pelo protagonismo dos deficientes em Araguaína, nesta quarta-feira (21). O evento faz parte da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

A programação segue até o dia 28 com apresentação de arte dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), passeio ciclístico na Via Lago, palestra, workshop e ainda missa em ação de graças e confraternização.
 
O professor da Rede Municipal de Ensino, José Cleuders, 43 anos, foi um dos manifestantes da passeata que saiu do estacionamento da Feirinha até a Praça das Nações.

Ele superou sequelas do sarampo contagiado aos três anos que lhe deixou com dificuldades de andar, formou-se no ensino médio, fez faculdade de Letras, se especializou em ensino especial e, atualmente, está realizando dois mestrados simultaneamente.
 
A escola ficava a dois quilômetros. Não tinha carro e não existia transporte público, mas eu nunca achei longe. Temos que acreditar para evoluir socialmente e ter uma vida melhor, uma aposentadoria melhor. A sociedade já nos vê como coitados, então é melhor não se entregar a essa situação de vulnerabilidade”, afirmou o professor.
 
Acessibilidade pública

A prefeitura de Araguaína destacou que incentiva ações que vão de encontro ao tema dessa edição: ‘Família e Pessoa com Deficiência: Protagonistas na Implementação das Políticas Públicas’. “Nós capacitamos surdos, seus familiares e ainda servidores em Libras para melhorar a independência do atendimento. Também temos professores capacitados para auxiliar qualquer deficiência do aluno na aula”, exemplificou o diretor de Políticas Públicas da Secretaria da Assistência Social, Lucas Andrade.
 
Exposição artística

Na quinta-feira (22), a partir das 19h30, o auditório da Faculdade Católica Dom Orione receberá a exposição de artes dos alunos da APAE. As pinturas em telas foram premiadas no XI Festival Estadual Nossa Arte, realizado em Palmas, no mês de maio.

A posição garantiu acesso para disputar o XI Festival Nacional Nossa Arte, em novembro, na cidade de Manaus, capital do Amazonas.
 
Capacitação com especialistas

A programação também contará com workshop de profissionais especializados no trabalho com deficientes. Hamilton Alves apresentará ao público o esporte paralímpico, Márcio Gouveia falará sobre inclusão e Joaquim Celito explicará as deficiências.

Estas atividades serão realizadas no auditório do Unitpac, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, na segunda-feira (26). Os participantes serão certificados.
 
Programação

Dia 22 (quinta-feira)
19h – Exposição do Festival Nossa Arte (Auditório Faculdade Dom Orione, Centro).
 
Dia 23 (sexta-feira)
8h30 às 10h30 e 14 às 16h – Passeio da Escola Especial Raios de Luz (Chácara da Maternidade Dom Orione).
 
Dia 24 (sábado)
16h30 – Passeio Ciclístico (Via Lago).
 
Dia 26 (segunda-feira)
8 às 12h e 14 às 18h – Workshop sobre esporte paralímpico, inclusão e deficiências (Auditório Unitpac).
 
Dia 27 (terça-feira)
8h – Palestra “Família e Pessoa com Deficiência: Protagonistas na Implementação das Políticas Públicas” (Centro de Reabilitação da APAE, setor Manoel Cardoso).
 
Dia 28 (quarta-feira)
8h – Missa de encerramento e confraternização (Igreja São João Batista, Bairro São João).

(Marcelo Martin)

Caminhada ocorreu nesta quarta-feira, 21.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.