Em vigor

Carlesse sanciona lei que transforma servidores do Sistema Penitenciário em agentes

A lei foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (02).

Por Redação 2.511
Comentários (0)

03/05/2019 11h27 - Atualizado há 4 anos
Viatura do Sistema Penitenciário

O governador Mauro Carlesse sancionou a lei estadual nº 3.466 que altera a nomenclatura dos servidores do Grupo de Defesa Social e Segurança Penitenciária do Tocantins. A nova lei foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (2).

Com a nova lei em vigor, os Técnicos em Defesa Social passam a ser Agentes de Execução Penal; os Técnicos Socioeducadores serão agora Agentes de Segurança Socioeducativos; os Analistas em Defesa Social viram Agentes Analistas em Execução Penal; os Analistas Socioeducadores passam a ser Agentes Especialistas Socioeducativos e os Assistentes Socioeducativos viram Agentes Socioeducativos.

Todos esses servidores agora integram o denominado Grupo de Execução Penal e Segurança Penitenciária.

O Secretário de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Heber Fidelis, garante que a alteração trará benefícios para os profissionais, pois facilitará o desempenho de atividades antes prejudicadas pela falta de nomenclatura adequada.

Com a aprovação, os profissionais do Sistema Penitenciário, por exemplo, poderão ter maior liberdade para exercer suas funções, como no uso da arma de fogo, pois as autoridades policiais não associam o cargo de Técnico em Defesa Social ao Sistema Penitenciário e Prisional (Sispen)”, disse.

O superintende do Sispen, Orleanes de Sousa Alves, acredita que a mudança é uma vitória para a categoria, pois trará mais respeito aos servidores “Com a nova nomenclatura, os servidores serão mais respeitados no ambiente de trabalho e durante suas ações, é um reconhecimento necessário”, afirmou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.