Pandemia

Ômicron é detectada em 16 municípios do Tocantins e indica transmissão comunitária

Dados mostram que já há contaminação comunitária pela variante Ômicron.

Por Redação 1.862
Comentários (0)

03/02/2022 14h42 - Atualizado há 2 anos
Análise de Amostras no LACEN-TO

O Governo do Tocantins chamou a atenção da população para os cuidados com a contaminação pela Covid-19, uma vez que dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) confirmam que já há contaminação comunitária pela variante ômicron.

Relatório do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-TO), divulgado nesta quinta-feira (03), mostram que em todo o Estado já são 70 casos confirmados da variante ômicron, distribuídos em 16 municípios.

A identificação das variantes do SARS-CoV-2 (Coronavírus), assim como da variante Ômicron, são realizadas a partir do exame de RT-PCR Detectável, feitos no Laboratório Central De Saúde Pública Do Tocantins (LACEN-TO), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A análise segue os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), que encaminha a amostra para o sequenciamento genômico, o qual faz identificação qual variante está em circulação.

“Sequenciamos 563 amostras e, a partir dos resultados, é realizada a identificação dos casos através dos sistemas de notificação oficiais do Ministério da Saúde para a investigação da evolução do indivíduo infectado. Os casos estão sendo investigados e até o momento não foi identificado óbito por Ômicron no Tocantins”, disse a gerente do CIEVS-TO, Arlete Otoni.

Os números apontam para a contaminação comunitária pela nova variante e reforçam que precisamos, Gestão Pública e população, reforçarmos os cuidados para a não proliferação do vírus. Vacinar contra a doença também é muito importante, uma vez que só a imunização é capaz de evitar os sintomas mais acentuados, casos graves e óbitos”, pontuou o titular da SES-TO, Afonso Piva.

A SES-TO informou que os 16 municípios com casos de Ômicron não foram divulgados, porque o CIEVS-TO ainda está notificando os municípios sobre a detecção dos casos. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.