Com inclusão social

Jornalista e fotógrafo abre exposição inclusiva com imagens inéditas da capital do estado

A exposição será aberta ao público nesta terça-feira (22), em Palmas.

Por Redação
Comentários (0)

21/02/2022 10h00 - Atualizado há 2 anos
Exposição também disponibiliza a audiodescrição

A Exposição 'Palmas Digital', que mostra a Capital do Tocantins pelo olhar do fotógrafo e jornalista Nielcem Fernandes, será aberta nesta terça-feira (22) na Galeria Municipal de Artes, localizada no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

O fotojornalista também buscou adequar a exposição fotográfica para inclusão das pessoas com deficiência visual, inserindo o serviço de audiodescrição ao projeto.

A audiodescrição é um recurso que traduz imagens em palavras, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão consigam compreender conteúdos audiovisuais ou imagens estáticas, como filmes, fotografias, peças de teatro, entre outros.

A mostra conta com 20 fotos de diversos pontos da capital e recebeu patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) da Fundação Cultural de Palmas (FCP). Serão exibidas imagens autorais inéditas e fotografias premiadas em concursos. A exposição poderá ser vista até dia 31 de março, das 8 às 19 horas, de graça.

“Ao apresentarmos esse projeto, pensamos em desenvolver uma exposição que pudesse alcançar o maior número de pessoas possível, para tanto, adicionamos audiodescrição às imagens para que seja uma mostra inclusiva", ressalta o autor explicando que serviço é acessado através de aparelhos de MP3 disponíveis junto às obras.

Após o período de exibição na Galeria, será disponibilizado um 'tour virtual' da exposição no portal www.curtapalmas.com para as pessoas que não tiveram a oportunidade de conferir a exposição presencialmente.

"Neste Tour Virtual, nós também disponibilizaremos as imagens exatamente como estão expostas na Galeria e também os arquivos individualizados de audiodescrição das imagens", explicou o fotógrafo.

Promic

O Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) fomenta projetos artísticos, culturais e de cidadania com recursos financeiros do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, da Prefeitura Municipal de Palmas, através da Fundação Cultural de Palmas.

O objetivo é incentivar, valorizar, estimular, fortalecer, capacitar e difundir bens e serviços culturais em Palmas, patrocinando por meio de seleção pública, projetos que buscam realizar pesquisas, criação, produção e circulação de trabalhos culturais e artísticos.

Perfil

Formado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), o jornalista Nielcem Fernandes (@nielcemfotógrafo) concluiu o curso de fotografia pela Fundação Cultural de Palmas (FCP) em 2008 e, desde então, passou a atuar na área.

O autor é fotógrafo concursado do Estado do Tocantins desde 2015. Atuou como repórter fotográfico por quase cinco anos na Secretaria de Estado da Saúde (SES) e atualmente ocupa o cargo de Chefe de Comunicação na Agência Tocantinense de Saneamento (ATS).

Profissional da fotografia desde 2008, conta com trabalho reconhecido dentro e fora do Estado, sendo premiado nos principais concursos de fotografia e jornalismo no Tocantins. Em seu currículo, o autor conta também com publicações de trabalhos em âmbito internacional.

Serviço

O quê: Exposição Fotográfica Palmas Digital, de Nielcem Fernandes

Onde: Galeria Municipal de Artes – Espaço Cultural José Gomes Sobrinho

Quando: de 22 de fevereiro a 31 de março, das 8h às 19h.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.