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Influenciador digital dá dicas para driblar a crise e aumentar vendas com as redes sociais

Luiz Martins tem 20 anos e há três atua como influenciador digital na cidade Guaraí.

Por Nielcem Fernandes 674
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06/04/2020 17h09 - Atualizado há 1 mês
De acordo com o influenciador, as dicas podem ajudar a tirar sua empresa do vermelho

Uma das principais maneiras encontradas pelos empreendedores para driblar a crise gerada pelo novo coronavírus (covid-19) é o comércio online. E uma das redes mais utilizadas para movimentar o e-comerce atualmente é o Instagran.

A rede é um dos canais mais recomendados para pequenos e médios empreendedores anunciarem e venderem os seus serviços e produtos. No Tocantins não é diferente! A produção e divulgação de conteúdo através da plataforma do Instagran podem ser feita de várias formas.

Uma delas é a contratação de um profissional dedicado exclusivamente para esse fim. Esses profissionais são chamados de ‘influencers’, ou influenciadores digitais.

O jovem Luiz Martins (@luiznoticias), de Guaraí, deu algumas dicas para movimentar um negócio nas redes. Ele começou há cerca de três anos com o objetivo de produzir e divulgar conteúdos informativos. Para o influenciador, o marketing digital, feito da maneira correta, pode trazer resultados bastante satisfatórios.

"As pessoas estão nas redes sociais. Mas, e as empresas, estão nas redes sociais interagindo com seus clientes e possíveis clientes? Devido a esse momento de crise, decidi compartilhar algumas dicas para movimentar, sobretudo aquelas empresas que estão fechadas e com o caixa no vermelho", disse.

O influenciador destaca que é justamente nesses momentos de crise que as empresas precisam inovar e se reinventar. E uma das formas mais eficientes para isso é a produção e divulgação de conteúdo através das redes sociais.

Confira algumas dicas do influencer para aumentar o engajamento com o seus clientes e fechar negócios por meio da rede.

1 - Não pare de postar: Seu Instagram terá engajamento a partir do momento que você posta conteúdo da sua empresa. Lembre-se, para o seu nicho há um público específico e se você não se comunica como ele, o mesmo não vai comprar seu produto. Aquele velho ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”.

2 - Crie uma campanha orientada para compras on-line: Comprar pela internet se torna uma prática cada vez mais comum entre as pessoas. Nesse momento, às pessoas estão em casa, ou seja, sua empresa deverá estar junto com elas. Por isso, promova campanhas on-line - venda através do Instagram - e leve até seu cliente através de delivery.

3 - Use os stories: Os stories são uma ótima ferramenta para aumentar o seu engajamento no Instagram. Com essa ferramenta você irá produzir vídeos, fotos e bumerangues dos seus produtos, apresentando seus produtos ou serviço de forma direta ao público. Capriche e seja criativo, isso conta muito.

4 - Faça lives (transmissão ao vivo): A transmissão ao vivo é uma das melhores estratégias para engajamento. Esta ferramenta vai conectar você ao seu público/cliente. Uma das grandes vantagens em se fazer transmissões é, justamente, a possibilidade de interação que gera consequentemente: popularidade - e até mesmo vendas.

5 - Mantenha um calendário de postagens: Planejar posts de redes sociais com antecedência garantirá que você sempre tenha conteúdo de qualidade para compartilhar com seus clientes. Produza conteúdos e post em dias específicos, cada dia um post diferente e bem planejado.

6 - Poste fotos de boaqualidade e originais: Quando falamos em postar fotos, o Instagram é uma das primeiras coisas que vêm à mente. Para você vender o seu produto ele deverá ter uma aparência interessante - o seu futuro cliente deverá comprá-lo com os olhos. A foto deverá despertar um desejo.

7 - Use as hashtags: Use uma hashtag que se alinhe com a sua marca para reforçar a mensagem de marketing. Se você é vendedor(a) de bolos por exemplo: post o seu produto com textinho informativo e use as hashtags mais relevantes: #bolos #cakes #sabor #gastronomia

8 - Interaja com os seguidores/clientes: A interação com o público é a melhor forma de você saber se seus clientes e seguidores estão satisfeitos com a experiência que tiveram com você ou com seu produto. Uma dica: se o cliente comprou seu produto e publicou, repost e agradeça. Assim você irá interagir com ele e com outros.

9 - Crie uma rede de conexões: Além do seu Instagram, você também pode abusar de outros - e divulgar o seu produto. Se você tem funcionários, peça a eles para publicar os produtos da empresa. Caso você não tenha funcionários, peça aos seus familiares para ajudar você e postar os seus conteúdos. Com isso, você terá uma rede de conexões ao seu favor.

10 - Comunicação com influenciadores: Os influenciadores digitais são uma maneira de encurtar o caminho entre o público e as empresas. Uma das razões para as empresas trabalharem com influenciadores é o fato deles saberem como alcançar e conversar com a audiência. Junto com você ele irá elaborar conteúdos digitais e atrair um público para sua empresa - alavancando suas vendas.

11 - Análise sua audiência: Você precisa conhecer seu público: de onde ele é, qual a idade, sexo, quais os dias da semana eles estão mais conectados. Através dessa análise, você irá desenvolver conteúdos com base nos seus produtos e levá-los até os seus seguidores/clientes.

12 - Não compre seguidores: Em hipótese alguma você deverá comparar seguidores fakes, os “famosos” árabes. Esses seguidores NÃO irão comprar o seu produto, não compartilharão o seu produto, não ajudarão você em seu negócio e ainda podem colocar sua conta no Instagram em risco.

13 - Realize sorteios: Fazer sorteio no Instagram é uma boa aposta para marcas que querem se destacar na rede — tanto com a base de fãs/clientes já conquistados, como para atrair novos seguidores/clientes ao perfil. Aproveite as pessoas em casa e conectadas, realize sorteios - aumente o seu potencial digital.

14 - Capriche na descrição da bio: Uma bio bem feita pode ser a “chave” para novos clientes. Você deve desenvolver uma bio informativa com os produtos que você oferece e quais são os seus objetivos. Desperte interesse e atenção das pessoas através deste espaço.

15 - Organize seu feed: “A primeira impressão é a que fica” - Se você está no Instagram, você deve preocupar-se com “elegância/organização” - um feed organizado e bonito desperta a atenção de novos clientes, produza vídeos/fotos interessantes do seu negócio.

16 - Use o IGTV: O IGTV é uma ferramenta que permite o compartilhamento de vídeos com até 1 hora de duração. Essa ferramenta é importante para você desenvolver campanhas, anúncios e divulgações em vídeos - impulsionando e engajando seguidores.

17 - Responda seus directs: Não seja mal-educado, se as pessoas estão conectadas a você, e elas comentam e ajudam no seu negócio - responda os directs / a cada publicação, acompanhe sua caixa de mensagens / veja os directs e responda - interagir te faz evoluir.

18 - Invista nas publicações que geram repercussão: Se você vende roupa, insista em dicas e combinações de peças. Não publique um post aleatório de um assunto que você não produz ou não encaixa no perfil do seu público. Você precisa gerar valor e repercussão - Acompanhe o seu negócio e produza conteúdo dentro do seu nicho.

19 - Cuidado com polêmicas: Seja você, seja a sua empresa! Evite postagens polêmicas apenas para “bombar” o seu perfil e torná-lo popular. Você não precisa de fama por “15 minutos” você precisa gerar credibilidade e valor. Antes de postar: análise, observe com sua equipe e veja se isso trará um resultado positivo, caso o contrário, não publique!

 

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