Recordista pela 2º vez

Professor de Araguaína entra pela 2ª vez no RankBrasil ao concluir Doutorado em tempo recorde

O doutorado teve início em março de 2015 e término em julho de 2016.

Por Márcia Costa 2.736
Comentários (0)

20/02/2020 08h10 - Atualizado há 4 anos
Professor Bruno Gomes

Professor da cidade de Araguaína (TO), Bruno Gomes Pereira entrou mais uma vez para o RankBrasil no livro de recordes nacionais em 2020, dessa vez pela mais rápida formação em doutorado em Letras.

O professor Bruno também foi recordista como o mais jovem professor universitário do país, com o maior número de participação em bancas examinadoras, além do maior número de publicações em revistas acadêmicas.

O mestrado e doutorado em Letras – Ensino de Língua e Literatura (com ênfase em Estudos Linguísticos), pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) foi finalizado em apenas dois anos e quatro meses pelo recordista.

No mestrado, que teve inicio em março de 2013 e término em junho de 2014, o professor analisou as representações de alunos-mestres de licenciaturas paraenses utilizando a Linguística Sistêmico-Funcional para microanálise dos dados pelo viés da Linguística Aplicada. Me lembro que na época me deu um trabalho danado, mesmo porque, eu estava me adaptando a uma rotina de estudos bem diferente da qual eu estava acostumado”, o trabalho foi transformado em livro.

O doutorado teve início em março de 2015 e término em julho de 2016. “No Doutorado propus a criação de uma teoria para o ensino da escrita acadêmica convencional e reflexiva, a partir de análises de relatórios de estágios e de resenhas acadêmicas. Não teria conseguido se não fosse o apoio do meu orientador, doutor Wagner Rodrigues Silva, por quem tenho uma admiração eterna e sou muito fã”, declarou.

Rank Brasil

O RankBrasil é uma entidade que registra e homologa recordes brasileiros, com reconhecimento nacional e internacional. Conhecida como o "livro dos recordes brasileiros, é o único sistema de homologação de recordes exclusivamente brasileiros.

“Entrar novamente para o RankBrasil não é um prêmio, é mais que isso. É um toque onde Deus diz: ‘Ei, estou contigo’. Poder contribuir com a escrita da história no Brasil envaidece qualquer um, mas para mim vem sinalizar que eu não estou louco, que estou no caminho certo. Nos Estados Unidos, as pessoas dão muito valor a isso, e de uns anos para cá, nós latinos também estamos aparecendo e mostrando nosso valor. Nem acredito que ganhei o Rank Brasil novamente", comemorou.

Currículo do Recordista

Bruno é natural de Rondon, no Pará. Graduado em Licenciatura Plena em Letras (Língua Portuguesa e Literatura Luso-Brasileira) pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Linguística Aplicada pela Faculdade de Tecnologia Antônio Propício de Aguiar Franco (FAPAF). Mestre e Doutor em Letras: Ensino de Língua e Literatura (com ênfase em Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Investiga processos de constituição, produção e representação da escrita acadêmica convencional e reflexiva em cursos de bacharelado e licenciatura. Atua nas áreas de Teoria do Texto e Análise Linguística em interface com os Estudos do Letramento Acadêmico pelo viés da Linguística Aplicada (LA).

Além de artigos científicos publicados em LA (produzidos em Inglês, Português e Espanhol), é membro de Conselhos Editoriais de revistas acadêmicas e livros científicos no Brasil e no mundo. Membro do Conselho Científico das Revistas Estadunidense Arabic Language, Literature & Culture, e International Journal of Language and Linguistics, ligadas ao Science Publishing Group (EUA).

Tem 25 livros lançados e centenas de artigos publicados em inglês, português e espanhol em diversos países da América Latina.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.