Bronca popular

Várias árvores são derrubadas em avenida de Araguaína com autorização da prefeitura

A prefeitura suspendeu a licença após denúncia de um cidadão.

Por Márcia Costa 1.726
Comentários (0)

18/12/2020 17h45 - Atualizado há 3 anos
Árvores estavam na calçada da Avenida Tocantins

Após a polêmica envolvendo a poda irregular de várias árvores na calçada de uma escola pública, moradores de Araguaína registraram, nesta sexta-feira (18), mais um flagrante dessa natureza. Porém, dessa vez, o corte total das árvores foi autorizado pela prefeitura.

O caso foi registrado em vídeo pelo cirurgião-dentista Márcio Fonseca na Avenida Tocantins. Ele tem um consultório no local e disse que as árvores cortadas tinham pelo menos 20 anos.

"Vão cortar cinco árvores adultas, vamos ver se a gente consegue impedir. Depois podem até multar, mas com as árvores no chão não vai adiantar nada", disse.

VEJA TAMBÉM

O operário que trabalhava na derrubada das árvores usando uma motoserra disse ao dentista que havia autorização da prefeitura e licença ambiental para a execução do serviço. 

Em seguida, Márcio Fonseca ligou na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o superintendente da pasta justificou que a licença havia sido dada porque as árvores estavam danificando o asfalto e a calçada. 

“O que não tem embasamento técnico. A calçada está retinha, não tem deformação e foi solicitado pelos proprietários dos imóveis. Minha suspeita é que ação é para fazer paisagismo”, disse.

CORTE SUSPENSO

Após a reclamação do dentista, a Fiscalização Ambiental determinou a suspensão do corte das árvores para reavaliar a necessidade técnica da medida. Porém, 3 árvores já tinham sido derrubadas.

O QUE DIZ A PREFEITURA

Questionada pela reportagem, a Prefeitura de Araguaína enviou nota comentando a denúncia. Confira:

“A Prefeitura de Araguaína informa que a retirada das árvores na Avenida Tocantins foi suspensa pela Fiscalização Ambiental para reavaliação da autorização de corte. O documento foi expedido no começo do ano devido ao risco de queda causado por infestação de cupins e condicionada ao plantio novas árvores no local.
Além disso, foi acordado com a moradora para usar espécies de médio porte, que proporcionam os mesmos benefícios que as de grande porte e ainda diminuem os ricos de tragédias por queda e danos materiais públicos e privados.”

VÍDEO

Vídeo

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.