Naturatins

Mortandade de peixes no Rio Javaés mobiliza força-tarefa do governo para medidas urgentes

Força-tarefa será implementada de forma emergencial.

Por Redação
Comentários (0)

05/09/2024 09h26 - Atualizado há 2 dias
Durante a reunião foram alinhadas as estratégias de atuação conjunta entre as instituições envolvidas

Notícias do Tocantins - O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) mobilizou uma força-tarefa para a execução de ações voltadas ao enfrentamento da mortandade de peixes no Rio Javaés, na região de Formoso do Araguaia. Durante a reunião, realizada nesta quarta-feira (4/9), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Tocantins, foram alinhadas as estratégias de atuação conjunta entre as diversas instituições parceiras, com o objetivo de proteger os peixes afetados pela redução dos níveis de água devido à estiagem.

A operação coordenada pelo Naturatins, conta com o apoio da Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO), por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA); do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBMTO); e da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Participaram da reunião o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Barbosa, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, o comandante da BPMA, tenente-coronel Geraldo Magela Azevedo Silva Júnior e o secretário do Meio Ambiente, Marcelo Lelis.

O presidente do Naturatins, coronel Edvan de Jesus Silva, destacou a seriedade da situação e a necessidade de ações urgentes. "Estamos vivenciando uma seca intensa, e, em razão disso, enfrentando desafios significativos na região de Formoso do Araguaia, especialmente no que se refere à mortandade de peixes. Devemos tomar medidas urgentes e unir esforços para fazer tudo o que for necessário para salvar os peixes que estão sendo afetados pela queda nos níveis de água", afirmou.

O comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Márcio Barbosa, destacou o papel da PMTO no processo de resgate dos peixes, durante a atuação da equipe. "Estamos comprometidos em somar forças para enfrentar essa crise ambiental. A situação exige uma resposta rápida e eficiente para minimizar os danos e proteger a fauna aquática da região envolvida. A integração entre as instituições é fundamental para garantir que todas as medidas necessárias sejam tomadas de forma eficaz", destacou.

A força-tarefa será implementada de forma emergencial, mas a proposta é que essa ação se torne uma prática constante nos próximos anos, especialmente durante os períodos de seca. O objetivo é fortalecer as ações para intervenções em situações semelhantes, garantindo a preservação das espécies e a manutenção do equilíbrio ambiental na região. A integração entre as instituições envolvidas busca intensificar a fiscalização e a atuação em campo, trazendo resultados imediatos e mais sustentáveis a longo prazo.

Presidente do Naturatins, coronel Edvan de Jesus Silva, destaca seriedade da situação

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.