Riachinho

Inspirados em produtor rural, estudantes montam 'barraca da honestidade' em escola no Tocantins

O projeto está funcionando na Escola Municipal Teodoro Sá, em Riachinho.

Por Márcia Costa 1.008
Comentários (0)

30/10/2019 08h45 - Atualizado há 4 anos
Projeto desenvolvido na escola

A iniciativa do produtor rural Evaldo Braga, de 70 anos, de vender seus produtos naturais sem a presença de um vendedor inspirou professores e estudantes do 8º ano durante as aulas de Língua Portuguesa na Escola Municipal Teodoro Sá, em Riachinho, norte do Tocantins.

O AF Notícias contou a história de Evaldo em setembro deste ano. Os produtos são vendidos em uma barraca às margens da TO-080, a cerca de 18 km de Paraíso do Tocantins. O objetivo é resgatar a honestidade e a confiança entre as pessoas.

Professora de português na unidade de ensino, Lilian Feitosa disse que sempre leva textos jornalísticos para serem discutidos em sala de aula e dessa vez a história mexeu com a turma.

“Sempre me preocupo com o que o texto vai transmitir para eles. É preciso que o texto ensine algo de bom. Quando eu li a matéria, sabia que ia me ajudar. E quando eles leram, surgiram muitas perguntas e questionamentos. Os estudantes ficaram curiosos e me perguntaram se daria certo aqui na escola. Então estimulei e fizemos um trabalho maior que envolveu toda a escola”, disse Lilian Feitosa.

Como desenvolvimento do projeto, a turma montou uma 'barraca da honestidade' com produtos como balinhas, biscoitos, pipocas, entre outros itens. Em seguida, os estudantes anunciaram aos demais alunos como funcionaria a ideia: eles poderiam pegar os produtos e deixar o dinheiro no local, tudo sem ninguém para fiscalizar.

Na barraca, os alunos também colocaram o cofrinho do Hospital de Amor para receber doações e o dinheiro dos produtos.

A iniciativa tem dado certo e as vendas estão a todo vapor. “Toda a contabilidade é publicada em um mural para toda a escola e no final será feito um gráfico para mostrar o nível de honestidade na escola. O projeto segue até dezembro deste ano. Agradeço pela linda matéria do AF Notícias por me ajudar a motivar os estudantes a ler e a escrever”, agradeceu a professora.

LEIA TAMBÉM

+ Produtor rural aposta na honestidade e vende produtos em barraca 'pegue e pague' no Tocantins

+ UPA de Araguaína oferta mais de 1.000 picolés sem fiscalização para incentivar honestidade

+ Honestidade da população de Araguaína tem saldo positivo de 92,5%, mostra 'teste' aplicado na UPA

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.