Impeachment

Comissão adia votação sobre relator, suspende processo e Carlesse ganha mais tempo

A defesa de Carlesse fará sustentação oral do pedido nesta quinta-feira.

Por Redação 667
Comentários (0)

23/02/2022 08h30 - Atualizado há 2 anos
Reunião da Comissão Especial de Impeachment

A Comissão Especial de Impeachment do governador afastado Mauro Carlesse decidiu suspender o processo até que seja realizado a votação para decidir pelo afastamento ou não do deputado e relator do caso, Professor Júnior Geo (PROS). 

A votação estava marcada para acontecer nesta terça-feira (22), mas foi adiada devido a um pedido da defesa de Carlesse para fazer sustenção oral, que deverá acontecer no próximo dia 24 de fevereiro. 

Entenda 

No último dia 15 de fevereiro, a defesa do governador afastado apresentou pedido de um incidente de impedimento contra o deputado Professor Júnior Geo com o objetivo de retirá-lo da relatoria da Comissão Especial, sob a alegação de que o referido deputado já havia apresentado um pedido de impeachment do governador na Assembleia Legislativa.

Segundo Geo, no entanto, os argumentos apresentados não condizem com a situação. Embora o parlamentar tenha protocolado no dia 26 de novembro, o pedido aceito pela Assembleia Legislativa foi o apresentado pelo advogado Evandro de Araújo de Melo, no dia 3 de dezembro.

VEJA MAIS 

Manifestação do relator

Em sua defesa, Geo reforçou que não há nenhum impedimento para que ele ocupe a função de relator e utilizou como fundamento a decisão da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 378.

Não me dou por impedido para exercer a função de Relator do Processo de Impeachment, pois não me enquadro nas hipóteses de impedimento previstas no artigo 36 da Lei nº 1079/1950 aplicadas no presente caso”, finalizou o parlamentar. 

Veja o que diz o Art. 36 da Lei nº 1079/1950: 

Art. 36. Não pode interferir, em nenhuma fase do processo de responsabilidade do Presidente da República ou dos Ministros de Estado, o deputado ou senador;

a) que tiver parentesco consangüíneo ou afim, com o acusado, em linha reta; em linha colateral, os irmãos cunhados, enquanto durar o cunhado, e os primos co-irmãos;

b) que, como testemunha do processo tiver deposto de ciência própria.

PRESIDENTE DA COMISSÃO

O presidente da Comissão, deputado Elenil da Penha (MDB), afirmou que não deve haver qualquer tipo de dúvida sobre os direitos da defesa para que o processo de julgamento não seja prejudicado.

"Entendo que não deve restar fração de dúvida quanto aos direitos de defesa da parte denunciada. Assim, com o intuito de evitar prejuízo à análise do presente processo de impeachment, suspendo a tramitação do mesmo até o julgamento do incidente de impedimento, determino que seja concedida vistas e cópia da manifestação do deputado Júnior Geo em face do incidente de impedimento e seja realizada intimação do denunciado para a sessão a ser realizada no dia 24/02/2022, portanto quinta-feira, às 19h, para que exerça o direito de sustentação oral", disse o presidente da comissão, afirmou Elenil.

RELATÓRIO

Segundo fontes, o deputado Júnior Geo deve apresentar relatório favorável à continuidade do processo de cassação de Carlesse, documento que já estaria inclusive pronto.

Após a apresentação do parecer do relator, os membros da comissão decidem se o processo terá andamento ou se será arquivado. O placar dessa votação já contaria com quatro votos a favor do prosseguimento.

Vídeo

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.