Tocantins

OAB-TO comemora lei que penaliza servidor por violação às prerrogativas da advocacia

A medida foi vista pela advocacia como uma grande conquista.

Por Redação
Comentários (0)

11/01/2022 05h30 - Atualizado há 2 anos
OAB Tocantins

A Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins (OAB/TO) comemorou a chegada da lei que determina que violações de prerrogativas são infrações funcionais dos servidores públicos.

Agora, os servidores estaduais que descumprirem essas normas podem ser penalizados administrativamente. A medida foi vista pela advocacia como uma grande conquista e um passo importante na defesa do estado democrático de direito e fruto da luta da OAB/TO em defesa das garantias e dignidade da classe.

“Mais uma vez as conquistas em defesa da advocacia tocantinense são referência para o Brasil. Essa é uma conquista que garante a todos nós, advogados e advogadas, cidadãos e cidadãs, acesso à justiça. A OAB/TO se destacou nos últimos três anos pelas ações incisivas de defesa das prerrogativas e esse reconhecimento institucional, fruto do diálogo com outros poderes, mostra que esse é apenas o início de outras conquistas que ainda estão por vir”, comemorou o presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga.

Para a procuradora-geral de prerrogativas da OAB/TO, Auridéia Loiola, este é um momento histórico no reconhecimento do trabalho da advocacia em favor da sociedade.

“Esse é um grande passo que ficará marcado na história da advocacia tocantinense. Cada advogado e advogada que teve sua defesa firme realizada pela Ordem através dos desagravos sabe agora que sua luta não ajudou a edificar essa grande conquista para todos nós. Sem advocacia não existe democracia e nem acesso dos cidadãos aos seus direitos”, disse Auridéia Loiola.

Autor do projeto que originou a lei, o deputado estadual Ricardo Ayres também comentou. “Tenho a honra de ser o autor deste projeto que foi sancionado. Isso vai garantir mais liberdade na atuação, mais força na petição e mais prestígio ao advogado, que é essencial à prestação jurisdicional, e também uma administração mais digna entre os que tramitam no estado que agora vão ter com essa alteração uma salva guarda maior”, disse.

Acompanhamento legislativo

O presidente da Comissão de Assuntos Legislativos da OAB/TO, Enan Santos Barbosa de Sousa, também comentou.

“A lei incorpora dentro do estatuto dos servidores uma previsão legal que respeita e facilita o nosso trabalho na representação das pessoas”, disse Barbosa de Sousa.

Conselho Federal

A Conselheira Federal da OAB, Kellen Pedreira, pontuou que vê com bons olhos e como um grande avanço e uma conquista para a advocacia e para a sociedade. “O papel do advogado é de suma importância, atuando como sentinela da população”, destacou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.