Esporte e Cultura

Secretário pretende dar 'nova cara' ao natal de Araguaína e fomentar não só o futebol

Aos 43 anos, ele o secretário de Esporte, Cultura e Lazer da nova gestão.

Por Redação 836
Comentários (0)

02/03/2021 16h27 - Atualizado há 3 anos
Ele é graduando em história pela UFT

O professor e ativista cultural José Aparecido de Sousa de Oliveira, 43 anos, mais conhecido como Zeca, que comanda a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer de Araguaína, é mais um participante da série ‘Conhecendo a gestão’, que tem o objetivo de aproximar a população dos gestores municipais.

A pasta foi separada da Educação pelo prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, para impulsionar a qualidade de vida da população e melhorar a gestão dos espaços públicos do Município, como Parque das Águas, Eco Parque Cimba, Via Lago e Complexo Beira Lago.

Na formação, Zeca é graduando em história pela Universidade Federal do Tocantins em 2007 e pós-graduado em Educação Integral, Cultura e Tecnologia, em 2014. Foi professor da rede estadual de ensino por 13 anos e esteve como diretor de Cultura e Eventos da Secretaria da Educação, Esporte e Lazer de Araguaína entre 2013 e 2016.

Filho da lavadeira e agente de saúde Maria do Carmo, que teve a função de pai e mãe, Zeca conheceu o hip hop em 1992 pela dança de rua. “Conhecemos pela TV e treinamos para dançar nos bares da cidade, porque era assim que a gente aparecia. Até aquele momento não sabíamos que o nome era break e uns dois anos depois começamos a entender o viés de protestos, de valorização”, lembrou.

Para o novo secretário, essa foi a porta de entrada para uma trajetória que o apresentou várias outras expressões culturais. “Se não tiver unicidade cultural, você não cresce”, afirmou. Além da valorização local, do grupo de danças de rua fundado nos quartos e quintais de cinco jovens surgiu a oportunidade de levar a cultura hip hop a todo o Tocantins.

Criamos o grupo, chamado Adrenalina, depois o Comando Break, e por meio dele tivemos acesso ao SESI e viajamos o Estado inteiro dando aula de dança de rua.  Nem sei como conseguimos isso, o Hip Hop nasceu da periferia, oriundo da etnia negra e era muito discriminado”, afirmou Zeca.
 
PLANEJAMENTO A LONGO PRAZO

Zeca diz que pretende fomentar modalidades esportivas além do futebol, revitalizar mais espaços públicos e dar uma 'nova cara' para decoração Natalina de Araguaína. Para a maioria dos projetos, ele ainda espera que a vacinação contra covid-19 atinja pelo menos 70% da população, mas o planejamento já está sendo construindo para quando chegar o momento certo.
 
“Nós conseguimos observar algumas modalidades esportivas não tem notoriedade, como tênis de mesa, tênis de quadra, handball já está quase extinto. Mas podemos fomentar tudo isso, também vôlei de areia, beach soccer, skate, patins, canoagem, lutas marciais e outras. Inclusive, há uma turma da takedown muito boa que treina na Via Lago e que passará a treinar no complexo, em breve”, detalhou.

MAIS ESPAÇOS DE LAZER

O Parque das Águas está na mira do secretário para ser revitalizado e recuperar a frequência das famílias ao bem público, que voltou para administração do Município.

Vamos tentar captar uma emenda parlamentar para transformar o local e instalar tobogãs. Já fizemos as visitas e estamos fazendo o projeto para apresentar para o prefeito e aos deputados federais”, estimou.
 
NATAL COM MAIS LUZES

Mesmo faltando 10 meses, Zeca já está planejando o Natal com mais luzes para atrair o turismo para Araguaína. “Até julho, entregaremos o projeto, detalhando as vias e prédios públicos e privados que queremos beneficiar, bem como as parcerias que faremos. Quero fazer cinco vilas de Natal, também retornar a cantata, ainda que com número reduzido de pessoas. E tornar a Via Lago um ponto turístico também no Natal”, contou.

VEJA MAIS

+ Procurador-geral de Araguaína, Gustavo Fidalgo conta expectativas para próximos anos

+ Nova secretária, Fernanda Ribeiro quer menos burocracia e aposta no turismo de Araguaína

Conheça Ana Paula, a mulher que assumiu a Saúde de Araguaína no início da pandemia

Gestão de Araguaína: Secretário da Assistência Social é servidor de carreira desde 1994

Gestão de Araguaína: Secretário do Planejamento pegou diploma de engenheiro aos 19 anos

José Aparecido de Sousa de Oliveira, o professor Zeca

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.