Saúde

Odontologia e otorrinolaringologia: uma relação necessária no tratamento de cistos mucosos

Em alguns casos, o tratamento pode exigir procedimentos odontológicos ou cirúrgico.

Por Artigo
Comentários (0)

08/06/2024 11h14 - Atualizado há 1 semana
Dra. Marilia Alves Araújo Ferreira e da Cirurgiã Dentista Periodontista Dra. Jailce Alves

Notícias do Tocantins - A médica otorrinolaringologista, Drª Marilia Alves Araújo Ferreira, e a cirurgiã-dentista periodontista Drª Jailce Alves trazem uma visão entre a odontologia e a otorrinolaringologia sobre o pseudocisto mucoso em seio maxilar que pode acometer pacientes dentados e não desdentados.

Quando o paciente visita o consultório odontológico pela primeira vez, é realizada uma anamnese detalhada e solicitação de exames complementares, como a radiografia panorâmica. Frequentemente esse exame revela a presença de pseudocistos mucosos, embora geralmente sejam assintomáticos, em casos raros, pode haver complicações que exijam intervenção médica, e quando diagnosticado, o encaminhamento do paciente para uma consulta especializada com o médico otorrinolaringologista.

A cirurgiã dentista Jailce Alves descreve que o pseudocisto mucoso pode causar dor ou desconforto, onde essa dor pode ser confundida com problemas dentários, levando o paciente a procurar um cirurgião dentista, ainda assim sua presença pode ser confundida com outras condições odontológicas, como abscessos dentários ou cistos odontogênicos e quando não acompanhado pode causar pressão nos dentes adjacentes, levando a um desconforto ou até mesmo problemas de oclusão.

Do ponto de vista da otorrinolaringologista Drª Marília Ferreira, os cistos mucosos presentes nos seios da face são alterações encontradas com uma alta frequência, geralmente ocasionados por processos inflamatórios crônicos de origem nasal. Se tornam sintomáticos em casos individuais, quando ocorre infecção bacteriana sobreposta, ou quando obstruem o complexo de drenagem do seio acometido, provocando um acúmulo se secreção represada na cavidade.

O tratamento do pseudocisto mucoso deve ser realizado através de uma abordagem multidisciplinar, associando, quando necessário, o procedimento cirúrgico realizado pelo médico, com a avaliação odontológica minuciosa da saúde dentária do paciente.

Em alguns casos, o tratamento do pseudocisto mucoso pode exigir procedimentos odontológicos, como a extração de dentes associados ou drenagem cirúrgica com o médico otorrinolaringologista, a coordenação entre dentistas e otorrinolaringologistas é crucial para um tratamento eficaz.

A colaboração entre cirurgião dentista e o médico otorrinolaringologista é essencial para garantir um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz, proporcionando ao paciente um cuidado integral e de alta qualidade.

Veja também

____________________________

Drª Marília Ferreira CRM 4676 | RQE 119391 Instagram @mariliafer

Drª Jailce Alves CRO-TO 3997 Instagram @drajailcealves

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.