'Conhecendo a gestão'

Mineiro que chegou a Araguaína nos anos 70 assume comando do Instituto de Tecnologia

No Tocantins, ele participou da gestão de diversas instituições.

Por Redação 1.223
Comentários (0)

25/03/2021 08h20 - Atualizado há 3 anos
Nasser Iunes

O engenheiro civil Nasser Iunes é a 11ª personagem da série “Conhecendo a gestão”, que tem o objetivo de aproximar a população dos gestores municipais.

Ele é o escolhido do prefeito Wagner Rodrigues para assumir a presidência do Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável de Araguaína. Além do cargo, continua como coordenador da UGP (Unidade de Gerenciamento de Projetos), que gerencia o Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína e as obras da Via Norte.

Nasser é mineiro de Ituiutaba (MG) e veio para Araguaína com a família nos anos 70 para investir na produção rural. Depois da chegada, saiu apenas para estudar na Escola de Engenheira do Triângulo Mineiro e retornou para ser um dos engenheiros pioneiros da região. No Tocantins, participou da gestão de diversas instituições, como Sindicato Rural de Araguaína (SRA), Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Para o engenheiro, os convites para várias gestões são resultado de um perfil administrativo que cultivou desde pequeno. “Eu tive acesso à cultura, sempre fui um devorador de livros, e isso me ajudou no relacionamento humano, no interpessoal. Além disso, uma das minhas grandes paixões é o planejamento, é preciso acordar de manhã sabendo o que fará durante o dia”, afirmou.

Ele ainda contou que esse planejamento ajuda no sentimento de dever cumprido. “Uma vez eu vi a mulher do grande ator José Wilker falando dele. Ela o perguntava como havia sido o dia e ele respondia ‘estraçalhei’. É esse sentimento que a gente precisa ter. De ter respeitado as pessoas, convencido ou ter sido convencido e praticado bons hábitos que façam colocar a cabeça no travesseiro e dormir”.

Desenvolvimento e desafios

As prioridades de Nasser são as metas físicas financeiras e geográficas do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, que é financiamento da CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina. As obras vão continuar a transformação da infraestrutura no Município e trazer mais preservação ao meio ambiente.

Estamos correndo contra o tempo porque temos contrato até dezembro de 2023 para terminar todas as obras. É um grande desafio, estamos pegando problemas de décadas em Araguaína. Por isso, precisamos estar atentos ao cumprimento do cronograma e execução das obras”, ressaltou Nasser.

Atribuições do instituto 

O Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável de Araguaína é responsável pela implementação de projetos estratégicos para a cidade, como o Araguaína Conectada e o sistema de videomonitoramento.

O instituto ainda tem como atribuição ampliar a governança digital da cidade, lançar novas estratégias de atração de investimentos e aplicar a tecnologia e práticas consagradas em outras cidades para melhorar o desempenho da gestão em todas as áreas, articulando-se com entidades não governamentais, universidades e outras esferas de poder na busca de parcerias.

VEJA MATÉRIAS DA SÉRIE

+ Jovem cirurgião-dentista assume fundação que cuida da população carente de Araguaína

+ Araguaína planeja criar escola para capacitação de servidores, diz controladora municipal

Secretário pretende dar 'nova cara' ao natal de Araguaína e fomentar não só o futebol

Procurador-geral de Araguaína, Gustavo Fidalgo conta expectativas para próximos anos

+ Nova secretária, Fernanda Ribeiro quer menos burocracia e aposta no turismo de Araguaína

Conheça Ana Paula, a mulher que assumiu a Saúde de Araguaína no início da pandemia

Gestão de Araguaína: Secretário da Assistência Social é servidor de carreira desde 1994

Gestão de Araguaína: Secretário do Planejamento pegou diploma de engenheiro aos 19 anos

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.