Curva de contaminação

Casos de coronavírus aumentam 2.047% no Tocantins e chegam a 39 cidades em um mês

Em um mês, a doença se espalhou por mais de 30 municípios de norte a sul do Estado

Por Nielcem Fernandes 783
Comentários (0)

08/05/2020 14h40 - Atualizado há 4 anos
Governador já decretou o uso obrigatório de máscaras em todo o Tocantins

Há um mês, no dia 8 de abril, o Tocantins registrava só 23 casos confirmados do novo coronavírus em apenas 4 municípios: Palmas, Araguaína, Gurupi e Dianópolis.

Trinta dias depois, o cenário é totalmente diferente com o crescimento exponencial do número de pessoas infectadas e avanço do vírus por dezenas de pequenas cidades do interior do Estado. 

É o que mostra o boletim desta sexta-feira (8 de maio), divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde. Já são 494 casos de covid-19 em 39 municípios do Tocantins. 

Em termos percentuais, o crescimento de casos em 30 dias foi de 2.047,8% e o vírus já se espalhou por quase 30% das cidades do estado.

Curva de contaminação da doença no Tocantins desde o início da pandemia

MAIORES CIDADES

A segunda maior cidade do Tocantins concentra sozinha cerca de 40% dos casos em todo o Estado. Até agora foram registrados 194 casos. O prefeito Ronaldo Dimas ainda prevê um crescimento na curva de contaminação e reforçou o pedido para que a população fique em casa.

Juntas, as três maiores cidades (Palmas, Araguaína e Gurupi) somam 357 casos (72,2% do total).

O estado contabiliza 09 óbitos, 77 pacientes recuperados e 408 ainda estão em isolamento domiciliar ou hospitalar (36 hospitalizados).

MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO

Desde o início da pandemia, vários decretos foram instituídos pelos municípios de norte a sul do Estado para tentar conter a disseminação do vírus em solo tocantinense.

Diante do cenário preocupante, o Governo do Estado anunciou mais 36 leitos de UTI para o atendimento de pacientes da Covid-19 na rede pública de saúde no município.

Em Palmas, segunda colocada no ranking da Covid-19, o Ministro da Saúde, Nelson Teich, habilitou 22 novos leitos de UTI em hospitais públicos para uso exclusivo de pacientes do novo coronavírus.

Em Ananás, a administração publicou novo decreto, nesta quinta-feira (07), proibindo  circulação, entrada ou saída de transporte coletivo de passageiros, como vans, ônibus, micro-ônibus e similares, entre os dias 15 a 31 de maio.

No mesmo período, a venda de bebidas alcoólicas na cidade também está proibida. Quem desrespeitar o decreto pode ser multado, ter o veículo apreendido ou o estabelecimento comercial interditado.

Já em Gurupi, barreiras sanitárias foram montadas em pontos estratégicos da cidade para o acompanhamento dos caminhoneiros que entram no município. Um novo decreto publicado nesta quinta-feira (07), foi instituído o funcionamento do comércio em horários alternados para evitar a aglomeração de pessoas. O decreto também suspende novamente funcionamento das Igrejas.

Gráfico de casos por cidade em 08/05/2020.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.