Detalhamento

Levantamento traça perfil das vítimas fatais da covid-19 no Tocantins e aponta semelhanças

O objetivo é alertar as pessoas que fazem parte de grupos de risco.

Por Nielcem Fernandes 4.440
Comentários (0)

13/05/2020 11h16 - Atualizado há 3 anos
Foram analisados os dados de 14 vítimas fatais

Um levantamento realizado pelo AF Notícias traça um perfil das vítimas fatais da Covid-19 no Tocantins. Foram analisados os dados de todos os 21 pacientes que vieram a óbito em decorrência de infecção causada pela doença até esta quarta-feira (13/05). 

O dados levantados pela reportagem apontam que quase 100% dos pacientes que vieram a óbito sofriam de algum tipo de comorbidade (diabetes, hipertensão, problemas cardíacos etc).

O objetivo da reportagem não é justificar a causa das mortes, mas alertar as pessoas que fazem parte de grupos de risco para a importância das medidas de prevenção, isolamento e distanciamento social.

PERFIL

A primeira morte por Covid-19 registrada no Tocantins foi a da servidora Francisca Romana Sousa Chaves, 47 anos, no dia 13 de abril em Palmas. Ela era hipertensa.

No dia 20 de abril o empresário de Paraíso Erlim de Andrade, de 68 anos, morreu em um hospital particular de Goiânia e foi contabilizado como o 2° óbito oficial no Tocantins. Ele tinha problemas cardíacos e havia passado recentemente por uma cirurgia para substituição de marca-passo.

O caminhoneiro Valdir Conceição Teles, de 52 anos de idade, morador da região norte da Capital, foi o terceiro óbito registrado no Tocantins em decorrência de complicações causadas pelo novo coronavírus. Ele era diabético, hipertenso e estava em tratamento de hanseníase.

A quarta paciente a evoluir a óbito por complicações causadas pela Covid-19 foi a idosa Cícera Pereira da Silva, de 78 anos, que morava na cidade de Sítio Novo, na região do Bico do Papagaio. Ela faleceu no dia 29 de abril, no Hospital Regional de Augustinópolis (HRA), mas o resultado de exame só foi conhecido no dia 1° de maio. Ela era hipertensa e tabagista.

A quinta vítima fatal do novo coronavírus no Tocantins foi a idosa Maria Aparecida da Silva, de 62 anos, que morava em Aguiarnópolis, região do Bico do Papagaio. Ela faleceu no dia 30 de abril em um hospital de Araguaína, mas o resultado do exame para confirmação da Covid-19 só saiu no dia 2 de maio. A paciente era hipertensa.

O sexto paciente vitimado pela Covid-19 foi o idoso Antônio Bento dos Santos, de 68 anos, que estava internado no Hospital Regional de Augustinópolis, onde ele morava. O paciente faleceu no dia 1º de maio com a suspeita da Covid-19 e o resultado positivo do exame saiu no dia 03 de maio. Diferentemente dos outros, não há relatos de comorbidades.

A sétima morte causada pela Covid-19 foi a do caminhoneiro Iron Vieira dos Santos, 49 anos, residente no município de Miranorte, região central do Estado. Ele faleceu no Hospital Geral de Palmas (HGP) no dia 1º de maio. Iron era hipertenso.

O 8º óbito por complicações de saúde causadas pelo novo coronavírus foi registrado no dia 03 de maio. O idoso Luiz Pulgas, 68 anos, morreu em um hospital particular da Capital onde estava internado passando por um tratamento oncológico. Ele era comerciante em Lizarda, região sudeste, e tinha diabetes e hipertensão.

Um idoso de 83 anos que veio a óbito no dia 02 de maio no Hospital Regional de Augustinópolis foi a 9ª morte confirmada por Covid-19 no Estado. Ele também era diabético e hipertenso. O diagnóstico positivo só foi confirmado pelo Lacen no dia 05 de maio.

O município de Gurupi, região sul do estado, entrou no mapa das vitimas fatais no dia 09 de maio. Um caminhoneiro, de 56 anos, que era tabagista, diabético e obeso, faleceu no Hospital Regional da cidade. Foi a 10ª morte causada pela Covid-19 no Tocantins.

Um morador de Paraíso do Tocantins veio a óbito no HGP no dia 09 de maio. O paciente de 57 anos era diabético e hipertenso. 

Guaraí confirmou na segunda-feira (11/05) a morte da idosa Maria Nazarene dos Santos, mais conhecida como Dona Nazinha, de 87 anos, em decorrência de infecção causada pela covid-19. Ela sofria do Mal de Parkinson e estava internada no HGP. 

O 13° óbito por Covid-19 foi do paciente Antônio da Cunha Reis, de 62 anos, que morava em Araguatins, no Bico do Papagaio, e estava internado no Hospital Regional de Araguaína (HRA). Ele era diabético e faleceu no dia 11 de maio e o resultado do exame saiu no dia seguinte.

A 14ª vítima é uma idosa de 73 anos, portadora de doença cardiovascular crônica, que morava em São Miguel do Tocantins e também estava internada no HRA, onde faleceu nesta terça-feira (12).

Araguaína registrou as três primeiras mortes por covid-19 nesta terça (12). As vítimas são idosos de 79, 83 e 84 anos, que sofriam de comorbidades, entre elas hipertensão, e estavam internados em unidade de tratamento intensivo (UTI) no Hospital Dom Orione.

O ex-vereador e ex-vice-prefeito de Lizarda (TO), Everaldo da Glória Torres, 52 anos, faleceu ontem, 12 de maio, vítima de infecção pela covid-19 em Palmas, onde residia com a família atualmente. Ele era portador de epilepsia, cadeirante e tinha sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Outra vítima da covid-19 é o ex-vereador de Tocantinópolis Almiro Aguiar da Silva (Miroca), de 59 anos, que era hipertenso.

A professora Francisca Landim de Sousa Lima, 43 anos, moradora de Axixá, faleceu no Hospital Dom Orione, em Araguaína, e o resultado positivo para covid-19 saiu nesta quarta-feira (13). Ele era diabética.

Também foi confirmado nesta quarta o diagnóstico positivo em um homem de 43 anos, que faleceu no dia 07 de maio em Imperatriz (MA). Ele morava em São Miguel do Tocantins e era hipertenso.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.