Comitiva

Governador de Rondônia visita Tocantins para conhecer Sistema Penal que é referência

Tocantins é o 6º Estado em que os presos mais trabalham.

Por Redação 638
Comentários (0)

17/09/2021 17h04 - Atualizado há 2 anos
Governadores de Rondônia e Tocantins

O governador de Rondônia, Marcos José Rocha, veio ao Tocantins para conhecer o modelo de gestão compartilhada do Sistema Penal que é executado em duas unidades penais tocantinenses com projetos de educação, profissionalização, trabalho e renda.

A comitiva foi recepcionada nesta sexta-feira (17) no Palácio Araguaia, em Palmas, pelo governador do Tocantins, Mauro Carlesse

O objetivo da visita é conhecer o programa Novo Tempo, através do qual o Tocantins saiu do 22° lugar para o 5° e 6° lugares, respectivamente, no Ranking Nacional em Escolarização e Trabalho do Departamento.

O secretário da Cidadania e Justiça, Heber Fidelis, destacou que o Sistema Penal do Tocantins é modelo em vários aspectos, inclusive na execução de convênios federais e trabalho laboral. “O Tocantins, nos últimos três anos, atingiu 51% dos presos trabalhando, ajudando as prefeituras, reformando escolas, hospitais, delegacias e comandos de polícia. Nosso índice de reincidência é zero com relação aos presos que se formaram dentro das unidades, saíram e foram trabalhar. Nós reduzimos o índice de fugas em quase 100%. Estamos há quase 300 dias sem fuga”, afirmou.

VEJA MAIS

O governador de Rondônia ressaltou sua intenção em copiar os bons projetos desenvolvidos no Estado, inclusive no que diz respeito ao modelo de gestão compartilhada das unidades penais. “Precisamos encontrar uma forma de reduzir o número de presos, como o Tocantins tem feito. Vou tentar clonar alguns projetos do Tocantins e o que o Tocantins quiser de Rondônia, está à disposição”, destacou o governador.

Carlesse afirmou ter ficado imensamente feliz e orgulhoso em receber uma comitiva de outro estado para conhecer as coisas boas que o Tocantins tem conquistado. "Mesmo em meio a pandemia, nós não paramos de trabalhar, as pessoas estão sendo assistidas e estamos conseguindo dar oportunidades para o povo. Assim, também continuaremos fazendo com as pessoas privadas de liberdade, possibilitando que possam retornar à sociedade, continuar suas vidas e garantir o sustento de suas famílias”, informou o governador.

Visita a Unidade Penal

Parte da comitiva de Rondônia está no Tocantins desde quinta-feira (16), e já realizou uma visita institucional ao Sistema Penal do Estado. Durante a visita na Unidade Penal de Palmas, foram apresentados as instalações e os projetos de assistência e trabalho, desenvolvidos com as pessoas privadas de liberdade.

A comitiva conheceu o novo bloco de alojamento construído com mão de obra prisional, o Espaço Multiuso do Programa Novo Tempo, composto por oficinas de produção como: a fábrica de bloco de artefatos de concreto; fábrica de costura que produz máscaras e chinelos; área de panificação; horta e o tanque de peixes que está sendo construído; as instalações para audiências virtuais; o parlatório; a base do Grupo de Operações de Inteligência (GOI); a sede do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope) e o Núcleo de Operações com Cães (NOC).

Comitiva

De Rondônia, além do governador José Rocha, também estão na comitiva o chefe da Casa Militar, coronel Valdeir Goes; o secretário estadual de Justiça, Marcus Rito; além de representantes da Assembleia Legislativa (ALE-RO), do Ministério Público (MPRO) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.